sábado, 16 de janeiro de 2010



História de Beringel


Beringel está localizada entre Beja e Ferreira do Alentejo, à distância de 12 quilómetros da primeira e 13 da segunda, na estrada internacional Lisboa - Sevilha.
A sua fundação é anterior à nacionalidade. Teria sido doada por D. Afonso III ao Mosteiro de Alcobaça em 1255. Em 07/03/1497 passou para o Marquês das Minas.
Freguesia do concelho de Beja, com 1577 habitantes, já foi vila, sede do concelho, teve um pelourinho que foi demolido, Misericórdia e Repartição da Fazenda. Da Misericórdia resta ainda a Igreja, no Largo Dr. Miguel Bombarda. Nela funcionou, durante muitos anos, a Repartição do Registo Civil e o Centro E. E. da Mocidade Portuguesa, e também a cantina escolar. Imagens, altares, talhas, sinos, tudo desapareceu quando foi profanada, após a implantação da República.
Beringel teve dois forais: um dado pelo Rei D. Afonso III, em 1282, e outro por D. Manuel 1, em 23/11/15 19. Aqui viveram os Sousas e o Marquês das Minas. Os Monges de Cister fundaram em Beringel um Convento, do qual restam ainda a cerca e uma pequenina parte do claustro, hoje propriedade particular.
Aos monges de Cister se deve, certamente o plantio de vinhas, oliveiras, a indústria da cal e a olaria, esta última trazida de Sevres, em França, para Alcobaça, e daqui para Beringel, a par do desenvolvimento da fé, pela acção apostólica dos frades do convento, que imprimiram nos seus habitantes um profundo espírito religioso.
A dois quilómetros para Norte, existe uma ponte romana, na via Lisboa - Beja. Perto desta ponte existiu um Castro - Romano - do qual restam ainda muitos pedaços de tégulas - romanas e outras matérias de construção daquela época.
Beringel possuía até há bem pouco tempo uma florescente indústria caseira de que viviam muitas famílias, hoje em franco declínio e em vias de extinção: a olaria.
Esta vila está circundada por algumas hortas como a horta de Palhais, do Serrado, do Pombal, da Cravinha, do Caroucinho e de quintas como a da Bela Vista, do Vilarinho e da Rocha, lugares aprazíveis e de recreio.
Serpenteia a vila, do lado do Poente, o rio Galego, que já foi navegável até ao Sado, e é atravessado por uma ponte na estrada Beringel - Ferreira do Alentejo.
Na Praça Dr. Carlos Moreira, encontra-se a Igreja de Santo António.
Existe ainda em Beringel outra Igreja, a de Nossa Senhora da Conceição, de estilo barroco.
Nossa Senhora da Conceição é a Padroeira da freguesia. Atingiram sempre um elevado grau de religiosidade as tradicionais festas de Nossa Senhora da Conceição, realizadas anualmente no 2.º Domingo de Setembro, que atraem a Beringel grande número de forasteiros.
Beringel tem também a Capela de Santa Maria Madalena, aberta ao culto, imitando o estilo bizantino, também chamado «calvário das pedras negras». No entanto, o melhor e mais importante monumento da terra, é a sua Igreja Matriz.
Beringel além das Igrejas, tem duas ermidas: a ermida de Santa Madalena como já foi referido, e a ermida de S. Pedro, hoje em minas. Existiu também em tempos antigos, a ermida de S. Sebastião que foi completamente destruída pelo terramoto de 1755.
Embora Beringel seja uma pequena povoação possui um grande património histórico.



Igreja de Nossa Senhora da Conçeição



Igreja Matriz

Ana Teresa
11/01/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário